Pensar e agir? Pensar e não agir? Agir sem pensar?
"O exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra."
- William James
Defendo a ideia de que não devemos provocar ou procurar a discórdia. Acho que devemos evitar discussões desnecessárias para o bem de todos e principalmente o nosso. Às vezes custa engolir os famosos "sapos", mas treinamos a nossa paciência e sabedoria quando o fazemos. Temos que pensar para nós mesmos: -"Vale a pena ter esta discussão? Vou ganhar alguma coisa em chatear-me? Ou será que vou perder? É assim tão importante exibir o meu ponto de vista? Se calhar depois fico a sentir-me mal e arrependo-me de ter dito isto ou aquilo.". Paremos um minuto para fazermos estas questões a nós mesmos antes de começarmos a deitar tudo cá para fora.
Com isto não quero dizer que temos que nos calar sempre. Não devemos confundir o saber ficar calado com ser submisso. Temos que encontrar aquela "linha" que separa o saber evitar um conflito e o deixar que nos façam de "parvos". Temos que aprender a ter a percepção da situação que enfrentamos, quando vale ou não a pena. Pois às vezes é bom e proveitoso expor as nossas ideias e opiniões. E é melhor ainda quando temos o tacto e a sensibilidade de o saber fazer.
Tenho vindo dia a dia a tentar crescer como pessoa e a ser mais ponderada. E é aí que quero chegar, uma pessoa que pondera tirará muito mais proveito das situações do que as que não ponderam. Pensar e agir? Pensar e não agir? Agir sem pensar? Ponderem.
Eu nem sempre pensei desta maneira, mas acho que a vida tem muito a ensinar, e eu só quero aprender! 😊
Um excelente fim de semana para todos!!
Energia positiva e sorrisos sinceros. 💛